quinta-feira, 14 de março de 2013

PDD #4 - Sinopse: Bela Viola... Enredo: Pão Bolorento

0 Opiniões
Todos já viveram casos em que leram a sinopse do livro, viram a capa, sentiram o cheiro e pensaram que aquele seria o melhor livro da temporada. Mas ao fechar o livro, depois de ler a ultima pagina, descobriu que a sinopse, que tão boa propaganda fez do livro, nada mais era do que enganosa.

Devo dizer que, pelo menos para mim, é uma experiencia terrível descobrir que a história que criei em minha imaginação é muito mais interessante do que aquela que o livro mostra. E não tem jeito, depois que você lê o livro, nada mais pode trazer aquela história, que sua mente criou, de volta. Ela foi morta pela dura realidade.

Casos como esses são muito comuns, e comigo não aconteceram somente com livros, apesar de esses terem o fator monetário para agravar a situação. Eles também podem acontecer com filmes e séries.

No meu caso, acontece muito mais com Filmes, séries e doramas do que com livros, graças a Deus eu nasci com um dedo bom para livros, porque a quantidade de dinheiro e tempo que é gasto para manter saciada a minha sede consumista por livros, se eu tivesse nascido com dedo podre, provavelmente já o teria usado para furar meus olhos.

Anyway... pra quem não sabe o que são Doramas, vou explicar. 

Eles são séries Asiáticas (Coreanas, Japonesas, Chinesas e Tailandesas), muito parecidas com as séries Americanas e Inglesas. O grande diferencial dessas, e o que faz com que eu goste delas muito mais, é que elas normalmente tem uma temporada de +/- 16 episódios, e acabou. São muito poucos os doramas que ganham 2ª ou 3ª temporada, e quando ganham é porque são muito bons, um exemplo é Vampire Prosecutor.

Como assisto muitos Doramas, são com eles que minhas maiores decepções aconteceram, e o maior exemplo de todos foi Coffee House.

Pela minha vida que se você me perguntar o porque de eu ter começado a assistir esse dorama, eu não vou conseguir te dizer. Tudo nele, desde a sinopse, os atores, absolutamente tudo indicava que este era apenas mais um dorama de romance, onde a mocinha iria se apaixonar primeiro pelo protagonista, este demoraria um tempo para perceber que também estava apaixonado e depois eles juntos (depois de descoberto o amor) iriam lutar contra a vila que tanto deseja o protagonista, mas nunca consegue sua atenção.

E para endossar essa minha primeira visão do Dorama, os primeiros capítulos realmente davam a impressão que esse seria o caminho.

O problema é que lá pela metade do Dorama as coisas começam a mudar, sentimentos escondidos entre a "vila" e o "mocinho" começam a aparecer. E do nada, a vila é a nova mocinha, e a mocinha é a exilada no papel de co-adjuvante.

Eu passei os restante da série desejando ardentemente que as coisas mudassem, que houvesse alguma reviravolta e a mocinha voltasse a ser a protagonista. A coisa foi tanta, que quase me causa um aneurisma  Mas não teve jeito, a coisa degringolou de vez.

Para aqueles que estão dizendo: "Mas, Carol, a vila ficar com o mocinho no final é o sonho de quase todo mundo." Eu sei disso, é o meu também  O problema é que, quando ela vira a "mocinha", a personagem deixa de ser vila e se torna tão neurótica e necessitada de atenção e amor quanto qualquer mocinha de livro de banca.

Depois que assisti o ultimo episodio desse Dorama, dei graças a Deus que ele não tinha continuação, porque se tivesse, me veria obrigada a assistir tudo de novo.

Esse é apenas um exemplo, mas existe outro mais recente: a série The Following... 

A Ren Deville falou tanto dessa série antes dela começar, e falou tanto dela depois do primeiro episodio que me vi obrigada a ir assistir. E realmente, parecia que seria AQUILO TUDO, e nem me importei que o primeiro episodio não tivesse sido AQUILO TUDO, porque ele foi QUASE aquilo tudo.

O problema é que o segundo episodio também ficou no quase, e o terceiro, e o quarto e o quinto. Quando chegou nesse ponto, desisti que o QUASE desaparecesse e deixei a série em aguardo, esperando que mais para frente ela se desenvolva e finalmente fique sendo AQUILO TUDO.

quinta-feira, 7 de março de 2013

PDD #3 - A Bussola de Ouro e o Dilema da Capa

3 Opiniões
Olá a todos!

Sei que faz um tempão que não posto nada, juro que vou tentar ser mais disciplinada, e postar alguma coisa pelo menos 2 vezes por semana.

Agora, hoje estava no meu trabalho, que é dentro da biblioteca de um Colégio Estadual, e me chega um guri perguntando se poderia ficar lendo na biblioteca durante o recreio. Eu sei o que vocês estão pensando, mas é que a biblioteca não costumava ser frequentada pelos alunos, estou tentando mudar isso. 

Voltando, esse guri por acaso estava segundo uma copia da Bussola de Ouro. Minha primeira reação foi: "Nossa que legal, ele está lendo esse livro". Segunda foi: "MEU DEUS, ele tem o primeiro livro com a capa ORIGINAL!"

Certo, agora eu tenho certeza do que vocês estão pensando, mas sério! Quem é fã da série, sabe como é raro achar o Bussola de Ouro com a capa original. E quem é fã de livros sabe como é horrível ter livro desiguais que pertencem da mesma série.

Clube das Mulheres Contra o Crime estará sempre ai para mostrar o meu ponto.

Quando um livro é adaptado para o cinema, torna-se quase impossível achar um com a capa original  você só acha com a capa do filme. 

E neste caso a adaptação foi tão mal feito, mas tão mal feito, que não teve continuação. Para se ter uma noção da pisada na jaca que deram com a adaptação da Bussola de Ouro, ela está mais ou menos no mesmo nível da adaptação do Percy Jackson, e só não digo no nível de Eragon porque os cenários, os atores e os efeitos especiais estavam muito bons, no entanto a história desceu ladeira abaixo.

E tem mais uma coisa, se você for no google e procurar por Bussola de Ouro, a segunda alternativa que abre é Bussola de Ouro 2. Tem gente que nem sabe que o filme é adaptação de um livro, e muito menos que essa foi tão mal e porcamente feita, que a Faca Sutil e a Luneta Âmbar nunca vão sair do papel.

Anyway, só para você ter uma noção da dificuldade de achar essa capa original, uma amiga minha, a Violet Fay comprou o livro de uma amiga dela, livro usado, por preço de livro novo, só para ter a coleção completa com capas originais.

Não vou dizer que chegaria a tanto, no meu caso eu simplesmente me nego a comprar a série se não for com a capa original.

O que nos traz para o inicio dessa discussão, através dessa aluno eu descobri que é possível sim adquirir a serie do jeito que nós queremos, só tem um pequeno adendo... Edição de Bolso. 

Não é que seja um problema gigantesco, mas sinceramente, prefiro os livro em tamanho original, em paginas mais grossas do que a assa de um mosquito.

Só estou dizendo!